Capa colóquio(380 × 380 px)

Colóquio do IF: "Buracos Negros em 5 Dimensões e um Novo Estado da Matéria de Quarks e Glúons"

Par Douglas Arrais. Sur 01/08/22 13:11. Mise à jour 02/08/22 12:46.

Assunto será apresentado pelo servidor docente Rômulo César Rougemont Pereira, novo integrante do corpo docente do Instituto de Física.

Em sua nova edição, o Colóquio do IF recebe, na próxima terça-feira (02/08), o pesquisador Rômulo César Rougemont Pereira, novo servidor docente a fazer parte da equipe de professores do IF. O evento ocorre a partir das 12h45, no Anfiteatro do IF2, no Campus Samambaia. A participação vale certificado de horas mediante comprovação de presença por meio de assinatura no local do evento. O palestrante abordará o tema "Buracos Negros em 5 Dimensões e um Novo Estado da Matéria de Quarks e Glúons".

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rômulo César Rougemont Pereira, abre a volta dos Colóquios do IF.

Abaixo, segue o resumo do tema central produzido pelo servidor docente.

Resumo

A QCD é uma teoria que faz parte do Modelo Padrão da Física de Partículas e que descreve uma das 4 interações fundamentais conhecidas na Natureza: a interação nuclear forte. Esta interação é responsável por manter o núcleo atômico coeso (se sobrepondo à repulsão eletromagnética entre os prótons no interior dos núcleos atômicos), e responsável também por gerar aproximadamente 98% da massa da matéria ordinária do universo (de fato, o mecanismo de Higgs responde apenas pelos 2% restantes). Quando íons hadrônicos pesados são colididos em aceleradores de partículas de altas energias como o LHC, um novo estado desconfinado da matéria da QCD é gerado, correspondendo a um plasma de quarks e glúons (partículas subatômicas que compõem os hádrons, como os prótons e ou nêutrons). O plasma de quarks e glúons existiu no início do universo, microssegundos após o evento do Big Bang, e foi gerado em laboratório pela primeira vez em 2004. A descrição física de propriedades termodinâmicas e hidrodinâmicas deste novo estado da matéria é extremamente difícil de ser feita por cálculos diretos na QCD. Neste colóquio, apresento resultados recentes obtidos de uma descrição efetiva alternativa do plasma de quarks e glúons, feita por meio da correspondência holográfica calibre/gravidade, utilizando-se cálculos de Relatividade Geral envolvendo buracos negros em espaços-tempo curvos com constante cosmológica negativa em 5 dimensões.

Currículo

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2013. Pós-doutorados de 2013 a 2016 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); e de 2017 a 2018 no International Institute of Physics (IIP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Professor Visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de 2019 a 2021. Desde 2022, Rômulo César Rougemont Pereira é Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência nas áreas de Teorias Quânticas de Campos e Física Nuclear de Altas Energias, trabalhando atualmente com aplicações da dualidade holográfica calibre/gravidade à física de fluídos quânticos fortemente acoplados dentro e fora do equilíbrio, com ênfase no estudo das propriedades termodinâmicas e hidrodinâmicas do plasma de quarks e glúons produzido em colisões relativísticas de íons pesados.

Source: Comunicação IF/UFG