Curso bombeiros

IF capacita bombeiros para ocorrências com produtos perigosos

Por Diene Batista. Em 29/04/22 13:32. Atualizada em 29/04/22 13:34.

Oficiais e soldados participantes do curso integram companhia ambiental recém-criada

Fotos: Equipe Lafismed

Com o objetivo de contribuir para a formação de especialistas em ocorrências com produtos perigosos, o Instituto de Física (IF) da UFG ministrou curso a 19 oficiais e soldados durante a programação do 1º Curso de Operações de Produtos Perigosos (COPP). A capacitação ocorreu nos dias 19 e 20 de abril e foi voltada aos profissionais que integram a Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), recém-inaugurada.

Bombeiros de Goiás, de Sergipe, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Mato Grosso e Piauí, além de um militar do Exército Brasileiro, participaram da formação Atividade Nuclear, Aplicações, Radioproteção e Manejo de Equipamentos relacionados com Radionuclídeos.

O curso foi comandado pelos professores Jonas de Oliveira da Silva, coordenador da Física Médica, e Emerson Nobuyuki Itikawa, docente do mesmo curso, com a colaboração com os estudantes Stefany Gabrielle, Pâmella Macedo, Lucas Cintra, Heloisy Lopes, Carlos Eduardo, Laísa Vieira, Bruna Mucke e Matheus Lobo. Eles são membros da Liga Acadêmica de Física Médica (Lafismed).

Com conteúdo teórico e prático, as aulas abordaram temas como os conceitos físicos relacionados à radioatividade, o uso de elementos radioativos na medicina e na indústria e os principais aparelhos e equipamentos correlatos, bem como o acidente radiológico com o Césio-137, ocorrido em 1987, em Goiânia.

A Lafismed apresentou estudos de casos voltados a ocorrências que o Corpo de Bombeiros possa atender, como as que envolvem riscos biológicos, radiológicos e químicos, provenientes de desastres, acidentes, epidemias, ataques químicos, biológicos e nucleares.

Inaugurada no dia 18 de abril, a nova unidade do Corpo de Bombeiros está localizada no Jardim Goiás, em Goiânia, e será comandada pelo Major Wanderley Valério de Oliveira.

Fonte: Comunicação do IF/UFG, com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás

 

 

Fonte: Comunicação IF/UFG