evento - nanomed

III Advanced School on Nanomedicine recebe inscrições

Por Diene Batista. Em 26/04/22 12:15. Atualizada em 27/04/22 10:54.

Evento terá quatro minicursos e ocorre no dia 11 de maio, remotamente

Com quatro minicursos ministrados por especialistas na área de Nanomedicina, a III Advanced School on Nanomedicine recebe inscrições para participantes. Os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link: www.even3.com.br/asnanomed2022. A programação completa pode ser conferida no mesmo site. O evento ocorre no dia 11 de maio, remotamente. A transmissão será realizada por meio do canal do Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina (cNanoMed) no YouTube (clique aqui). A escola é organizada pelo pesquisador Andris Bakuzis, docente do Instituto de Física (IF), do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) e do cNanoMed, com a colaboração do graduando em Física Médica Samuel Mafra.

Entre os temas abordados, estão o papel dos nanomedicamentos na imunoterapia do câncer; o uso de nanopartículas para bioimagem e biosensores; a realização da termometria por meio de ressonância magnética e o novo centro de nanomedicina para preservação de sistemas biológicos, o ATP-Bio, localizado nos Estados Unidos.

Além da Advanced School on Nanomedicine , o cNanoMed está organizando o Theranostic Nanomedicine Workshop, durante o Simpósio Brasileiro de Câncer de Mama, que será realizado no dia 12 de maio. Saiba mais aqui.

Nanomedicina

A nanomedicina é um campo interdisciplinar que utiliza a nanotecnologia para prevenção, monitoramento, diagnóstico e/ou tratamento de doenças. Vários tipos de nanoestruturas têm sido utilizados para tais aplicações, desde materiais orgânicos até inorgânicos, onde pelo menos uma de suas dimensões é encontrada na escala nanométrica. As vacinas usando a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), usadas para a imunização contra a Covid-19, são exemplos de nanomedicamentos.

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações da organização da III Advanced School on Nanomedicine

Categorias: Pesquisa III Advanced School on Nanomedicine Nanomedicina Internacionalização