Matrículas: IF oferta dois núcleos livres para 2022/1

Por Diene Batista. Em 26/04/22 09:47. Atualizada em 27/04/22 11:28.

Veteranos podem solicitar vagas nas disciplinas a partir desta quarta-feira (27/04), pelo SIGAA

O Instituto de  Física (IF) da UFG oferece no ano/semestre letivo de 2022/1 dois núcleos livres: Introdução a Nanociência e Nanotecnologia, ministrado pelo professor Andris Bakuzis, e  Metodologia Científica e redação técnica, com o professor José Rildo. As disciplinas serão realizadas no período vespertino, presencialmente. As matrículas para veteranos iniciam nesta quarta-feira (27/04) e vão até 4 de maio, conforme escalonamento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Saiba mais sobre o cronograma aqui.

Confira as informações completas de cada disciplina abaixo:

Disciplina: Introdução a Nanociência e Nanotecnologia
Código da disciplina: IFI0357
Professor: Andris Figueiroa Bakuzis
Horário:
3T23 (3ª das 14:00 às 15:40)
Local:
Instituto de Física (verificar sala no SIGAA)
Ementa: História da nanociência e nanotecnologia, Tipos de microscopia, Nanoestruturas (0D, 1D, 2D, 3D), Nanotecnologia e informação, Nanotecnologia  e meio ambiente, Nanotecnologia e energia, Nanotecnologia e saúde.
Objetivos: Permitir aos alunos obter conhecimento sobre o desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia, tipos de nanoestruturas, e aplicações diversas em áreas aplicadas a energia, meio ambiente, saúde, entre outras.

Disciplina: Metodologia Científica e redação técnica
Código da disciplina:  IFI0358
Professor: José Rildo de Oliveira Queiroz
Horário: 3T45 (3ª das 16:00 às 17:40)
Local:
Instituto de Física (verificar sala no SIGAA)
Ementa: Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Ética na redação de textos e Plágio. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa – tipos; documentação – didática pessoal, fichamento; projeto e relatório de pesquisa – etapas; monografia – elaboração. Normatização para redação do trabalho de conclusão de curso (TCC).
Objetivos: Compreender o papel da ciência, sua constituição histórica e o processo de produção do conhecimento diante dos novos paradigmas científicos, dos desafios metodológicos e dos contextos da contemporaneidade. Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos da metodologia da pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.
(Atualização: notícia retificada para informar que as disciplinas vão ocorrer apenas às terças-feiras e não às terças e quintas. Os locais em que os componentes vão ocorrer devem ser verificados no SIGAA)

Categorias: Graduação DISCIPLINAS Núcleo Livre