prof. silvio

Engenharia Biomédica é tema de entrevista de docente à TV UFG

Par Diene Batista. Sur 23/02/22 13:33. Mise à jour 25/02/22 09:27.

Sílvio Leão Vieira abordou pesquisa que pode ajudar no treinamento de profissionais de saúde para a realização de biópsia guiada por ultrassom

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Foto: Arquivo pessoal

Área que faz o elo entre as ciências exatas, em especial a engenharia, e o campo da saúde, colaborando para o bem-estar da população, a Engenharia Biomédica foi tema da entrevista do professor do Instituto de Física (IF), Sílvio Leão Vieira, à TV UFG, emissora da universidade. Mestre e doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), no campus Ribeirão Preto, ele participou do programa Mundo UFG, remotamente, no último dia 7 de fevereiro.

À apresentadora Letícia Brito, ele abordou seu trabalho para o desenvolvimento de Simuladores de Tecidos Biológicos, os chamados phantoms, que imitam órgãos do corpo humano, e são utilizados em exames de imagem, como o ultrassom. “Um phantom de mama, por exemplo, serve para ajudar especialistas, como jovens radiologistas, no treinamento de biópsias”, explica, citando as pesquisas realizadas durante o mestrado e o doutorado. “O objetivo não é simular a aparência física de órgão, mas sim a textura da imagem daquele tecido que se gostaria que simulasse”, destaca.

Ele detalha que, com a pesquisa, técnicas rudimentares para o treinamento dos profissionais foram substituídas. Entre elas, a simulação em que um peito de peru imitava uma mama e pequenas azeitonas simbolizavam os nódulos mamários. “O objetivo dos futuros radiologistas era tentar biopsiar, encontrar essas ‘lesões’ (a azeitona), via ultrassom”, recorda.

De acordo com o docente, “o material é de baixo curso e tem uma vida super longa de uso”. Além disso, os phantoms podem ser reutilizados, e, inclusive, são biodegradáveis. “Eles podem ser reciclados e usados como treinamento desses profissionais antes da realização dos procedimentos in vivo.”, detalha.

A subárea da Engenharia Biomédica, a Biomecânica, também foi abordada no programa.

O Mundo UFG teve também a participação dos professores Marcus Fraga, da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG, e Adriano Andrade do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Biomédica (PPGEB), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Confira a entrevista na íntegra no canal da TV UFG no YouTube, clicando aqui.

Source: Comunicação IF/UFG

Catégories: Docentes Entrevistas TV UFG mundo ufg divulgação científica