Fundação Carolina

Fundação Carolina seleciona candidatos para bolsas de estudos

Por Diene Batista. Em 26/01/22 10:50. Atualizada em 26/01/22 10:52.

Oportunidades em 171 programas acadêmicos são para o ano letivo de 2022-2023

A Fundação Carolina (FC), sediada na Espanha, publica uma nova edição de sua convocatória de bolsas de estudos para o ano acadêmico 2022-2023. Estão disponíveis 594 bolsas em todas as áreas de conhecimento, divididas nas seguintes modalidades: 236 bolsas de pós-graduação, 90 bolsas de doutorado e estâncias curtas de pós-doutorado, 27 bolsas de mobilidade para professores e 121 bolsas de estudos institucionais, incluindo 120 renovações de bolsas de doutorado. A convocatória, que é a 22ª já realizada, abrange, no total, 171 programas acadêmicos, sendo 143 de pós-graduação.

A convocatória geral para bolsas de pós-graduação e estudos institucionais permanecerá aberta até 15 de março de 2022, às 9 horas (horário espanhol). Já a chamada para bolsas de doutorado, estâncias curtas, programas de mobilidade para professores e estudos inconstitucionais inscreve até 7 de abril de 2022.

Nesta edição, as oportunidades enfatizam especialmente campos como a sustentabilidade urbana, a segurança alimentária, a saúde psicológica e os estudos de gênero. Além disso, a convocatória segue com os programas STEM, destinado particularmente as mulheres; e aos bicentenários, dirigido a países da América Central. A fundação continua apostando na importância dos estudos de doutorado para solidificar redes científicas de cooperação ibero-americana.

A convocatória se adéqua ao marco das Bolsas de Cooperação Espanhola, integrada pelas bolsas da Fundação Carolina e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Seu desenho atende tanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 como a perspectiva da “tríplice transição” —digital, ecológica e social— que desafiam as sociedades a serem mais justas, sustentáveis e inclusivas.

A convocatória mantém sua adequação na esfera dos 5 “P” da Agenda 2030: pessoas; planeta; prosperidade; paz, justiça e instituições e alianças (parcerias) e respeito os critérios de qualidade e relevância dos programas das instituições acadêmicas para definir a oferta de formação, tendo em vista os desafios sociais no presente.

Criada em 2000, a Fundação Carolina tem o objetivo de fomentar as relações culturais e a cooperação educativa e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-americana de Nações, além de outros com vínculos históricos, culturais e geográficos.

Confira abaixo um resumo sobre as modalidades de bolsas de estudo da Fundação Carolina:

Bolsas de pós-graduação: Dirigidas à formação de graduados procedentes de um país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações, com capacitação acadêmica ou profissional garantida por um curriculum excepcional e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e ajudas de estudos, combinadas com mestrado, títulos próprios e cursos de especialização.

Bolsas de doutorado e estâncias curtas de pós-doutorado: Seu objetivo é facilitar para que docentes procedentes de universidades latino-americanas obtenham um doutorado em centros espanhóis, promovendo a geração de redes científicas entre as instituições de ambos os lados do Atlântico.

Programas de mobilidade para professores: Concedem na Espanha uma estância curta de investigação a docentes ou investigadores de universidades argentinas, brasileiras e do Grupo Tordesilhas de Universidades.

Programas de Bolsas e Estudos Institucionais: Trata-se de ajudas para financiar planos de formação em centros espanhóis favoráveis ao fortalecimento institucional das administrações públicas latino-americanas.

Confira mais informações no site da Fundação Carolina: www.fundacioncarolina.es

Fonte: Fundação Carolina

Categorias: Fundação Carolina Bolsas Internacionalização