colação administrativa

Física Médica aprova dois alunos em residência multiprofissional

Por Diene Batista. Em 19/01/22 14:58. Atualizada em 20/01/22 11:26.

Discentes irão para o Inca, no Rio de Janeiro, e na Faculdade de Medicina, da Unesp de Botucatu

Texto e fotos: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Dois estudantes do curso de Física Médica do Instituto de Física (IF) da UFG foram aprovados em seleções para residência multiprofisisonal e iniciam esta etapa de formação em março. Jheferson Salvador vai ingressar no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, para se especializar em Radioterapia. Já Marcos Aureliano Araújo Silva irá aprimorar seus conhecimentos no campo do Radiodiagnóstico, na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Câmpus de Botucatu, no interior de São Paulo.

Concorridas, as seleções são realizada em três etapas, com prova objetiva e discursiva, além de análise curricular. Jheferson foi aprovado em primeiro lugar e vai ocupar uma das quatro vagas oferecidas pelo Inca, entidade referência no tratamento de câncer, vinculada ao Ministério da Saúde. Ele também foi aprovado na residência em radioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na de urgência e emergência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

O perfil do Inca foi fundamental para que Jheferson optasse pela instituição. “Ele é destaque em várias áreas do conhecimento no enfoque ao atendimento de pacientes com câncer, da humanização com que os profissionais são treinados e pelo parque tecnológico oferecido nas áreas de diagnóstico e terapia”, explica, citando ainda a localização geográfica estratégica, no eixo Rio-São Paulo.

Também aprovado em primeiro lugar em seleção que ofertou duas vagas, Marcos Aureliano destaca a estrutura do complexo hospitalar da Faculdade de Medicina de Botucatu. “Ele oferece as principais modalidades de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, arco cirúrgico, radiografia e ultrassom), o que permite trabalhar com todas essas técnicas e obter uma formação extremamente completa”, detalha.

Marcos conta que a participação nas atividades extracurriculares no IF foi importante em etapas da seleção, como a análise curricular. Ele participou por três de projetos de iniciação científica (IC): uma vez na mobilidade Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) e duas vezes na Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). “Isso me levou a participar de vários eventos acadêmicos, como congressos, simpósios, encontros, etc., inclusive apresentando trabalhos em alguns deles”, recorda, informando que também integrou a empresa júnior do instituto durante dois anos, boa parte do período como presidente.

Colações de grau
Jheferson e Marcos Aureliano se preparam para colar grau na cerimônia prevista para 24 de fevereiro, no Centro de Eventos Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. O evento será presencial e com medidas sanitárias reforçadas, de acordo com a universidade (leia mais aqui). Jheferson já colou grau administrativamente na última segunda-feira (17/01), na sala direção do IF. O ato foi realizado de forma antecipada para que ele possa iniciar as atividades já no próximo dia 1º de março. O ato contou a presença do diretor do Instituto, professor Lauro June Queiroz Maia, do coordenador do curso de Física Médica, professor Jonas Oliveira da Silva, e do professor, Emerson Nobuyuki Itikawa, e do coordenador Administrativo do IF, Douglas Arrais Melo. Os docentes comemoraram a conquista do aluno e ressaltaram a importância desta etapa em sua formação acadêmico-profissional.

colação administrativa
Da esq. para dir.: professor Emerson; coordenador da Física Médica, professor Jonas; recém-formado Jheferson,
e diretor do IF, prof. Lauro: comemoração pela conquista do estudante | Foto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Fonte: Comunicação IF/UFG