ary e ricardo

Docente e aluna são homenageados pela Câmara de Goiânia

Par Diene Batista. Sur 17/12/21 15:15. Mise à jour 27/12/21 10:21.

Ricardo Avelino Gomes e  Aryadine Sousa receberam a comenda Colemar Natal e Silva

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG, com informações da Reitoria Digital

Foto: Acervo pessoal

O professor Ricardo Avelino Gomes, docente do Instituto de Física (IF) da UFG e a discente Aryadine Sousa, do Bacharelado em Física, receberam na última terça-feira (14/12), a Comenda Colemar Natal e Silva. A honraria foi concedida durante sessão especial da Câmara Municipal de Goiânia, realizada no Centro de Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia. A solenidade também lembrou o Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais de Goiás.

O docente atua no IF/UFG desde 2009, e credita o reconhecimento ao trabalho conjunto na unidade acadêmica e com outras instâncias da universidade. Ele recorda que naquele ano, com o apoio de gestores como os professores Carlito Lariucci, então diretor do Instituto; Jesiel Freitas Carvalho, à época coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF); Orlando Amaral, que era pró-reitor de Finanças; e do reitor Edward Madureira, foi possível articular parceria com o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) e a universidade e, assim, desbravar o estudo de física de partículas na UFG.

Ricardo havia realizado período sanduíche do doutorado no laboratório, que fica em Chicago, nos Estados Unidos. O curso de pós-graduação foi realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os anos de 2001 e 2005. “Eu tinha um caminho fácil: continuar trabalhando no Fermilab pela Unicamp. Mas eu escolhi o mais difícil, que era colocar a UFG no laboratório”, sintetiza.

Deu certo. “Hoje, estou com quatro alunos que estão nos Estados Unidos ou fazendo doutorado ou trabalhando em laboratórios”, enumera, destacando, ainda, a parceria com os colegas de docência, com os alunos do instituto e com a equipe do Laboratório de Altas Energias, que ele lidera.

Também graduado em Ciências Econômicas, antes de ingressar no IF/UFG, o docente atuou três anos na Escola de Agronomia (EA). Naquela unidade acadêmica, Ricardo colaborou com a criação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, inaugurada em junho de 2009.

Movimento estudantil
Acadêmica do último semestre do Bacharelado em Física, Aryadine destaca o sentimento de gratidão ao receber a comenda. “É um reconhecimento de que as atitudes que tomei ao longo da graduação, especialmente durante o período em que fui presidente do diretório acadêmico do Instituto de Física, contribuíram de alguma forma para a defesa de um ensino público de qualidade”, analisa.

A estudante esteve à frente da gestão do Diretório Acadêmico Nikola Tesla (Dante) de junho de 2019 a junho de 2021. É bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ela pesquisa Informação e Termodinâmica Quântica.

Reconhecimento
A Comenda Colemar Natal e Silva leva o nome de uma personalidade de relevância fundamental para a existência da UFG. A homenagem é destinada a gestores, professores, técnicos administrativos e estudantes da graduação e pós-graduação da UFG que se destacaram durante o ano em ações reconhecidas pela comunidade acadêmica e goianiense. Ao todo, foram 44 homenageados. Veja a lista completa e mais informações sobre a sessão solene no site da Reitoria Digital, clicando aqui.

Source: Comunicação IF/UFG, com informações da Reitoria Digital

Catégories: Comenda Colemar Natal e Silva Homenagens