cotutela

Embaixada da França oferta bolsa de doutorado em cotutela

Por Diene Batista. Em 16/12/21 16:24. Atualizada em 17/12/21 08:39.

Seleção contempla período de seis meses por ano durante, no máximo, os três últimos anos da tese

Com o objetivo de incentivar a política de formação doutoral e oferecer suporte às equipes brasileiras e francesas de pesquisa, a Embaixada da França no Brasil lançou edital de bolsas de cofinanciamento a pesquisadores já inscritos ou que planejam se inscrever em um programa de doutorado em cotutela. O incentivo permitirá a estadia na França em um período de seis meses por ano durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado. Um financiamento complementar obrigatório deverá ser garantido por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. Os interessados podem se inscrever até o 14 de março de 2022, às 23h59 (horário de Brasília). 

Confira o edital, em francês e em português, no site da Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França (clique aqui).

A seleção é aberta a todas as disciplinas, sem restrições, e a avaliação levará em conta a qualidade do projeto de pesquisa do doutorando; a excelência acadêmica e a complementaridade das equipes de pesquisa francesa e brasileira; a demonstração do fortalecimento da colaboração entre as equipes de pesquisa e do caráter estruturante do projeto de cooperação franco-brasileira.

Benefícios
O selecionado será beneficiado com o status de bolsista do governo francês (BGF) e poderá acessar benefícios como gratuidade do procedimento pré-consular “Estudos na França” com o Campus France Brasil; das taxas do visto e das taxas de inscrição do doutorado em uma instituição pública de ensino superior e pesquisa francesa que pratique essa isenção.

Também será possível acessar subsídio complementar diretamente proporcional ao montante do cofinanciamento adquirido pelo doutorando para que o valor total seja equivalente a bolsa integral (1415 euros por mês em 2022). Por exemplo, caso o cofinanciamento seja de 750 euros (montante mínimo), o subsídio será de 665 euros. Este subsídio é proporcional ao tempo passado em território francês.

Será possível, também, ter acesso prioritário às residências universitárias públicas administradas pelo Centro Regional de Obras Universitárias e Escolares de Paris (Crous) em todo o território francês, onde as taxas são reduzidas. Além disso, um auxílio-moradia poderá ser adicionado à bolsa caso a reserva do alojamento no CROUS não possa ser efetuada (montante determinado em função do aluguel que será pago).O selecionado terá ainda cobertura da previdência social na França durante a sua estada na França.

Outros benefícios podem ser conferidos no edital.

Veja o calendário da seleção:
Encerramento das candidaturas: segunda-feira, 14 de março de 2022, às 23h59 (horário de Brasília)
Divulgação dos resultados: semana do 22 de abril de 2022
Início das mobilidades: 1º de julho de 2022, no mais tardar

Fonte: Campus France Brasil, com edições da Comunicação do IF/UFG

Categorias: Internacionalização Bolsas de Intercâmbio Cotetula França