
Pioneirismo do IF pauta abertura da Semana da Física
Com inscritos de todas regiões do Brasil, 38ª edição do evento vai até sexta-feira (19/11)
Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG
Imagem: Reprodução - Youtube
O pioneirismo do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) no ensino, na pesquisa, na extensão e na divulgação científica marcou a abertura da 38ª Semana da Física na manhã desta quarta-feira (17/11), em cerimônia que foi transmitida pelo canal do IF/UFG no YouTube. Neste ano, o evento debate o tema 110 anos da descoberta do fenômeno da supercondutividade, em programação que vai até sexta-feira (19/11). A Semana da Física é realizada todos os anos, desde 1984, e pelo segundo ano consecutivo ocorre de maneira remota, por causa da pandemia do Coronavírus.
Autoridades institucionais recepcionaram quase 700 inscritos no evento e frisaram o protagonismo do instituto nas atividades da universidade e o papel do evento para a disseminação do conhecimento produzido na universidade. Na reta final de seu terceiro mandato, o reitor da UFG, professor Edward Madureira, agradeceu ao instituto pela “contribuição expressiva” para a universidade. “É uma unidade sempre pronta a colaborar para a construção de uma universidade cada vez mais integrada em seu tripé: ensino, pesquisa e extensão. As atividades da Física vão desde a popularização da ciência até a fronteira do conhecimento, com pesquisas de impacto internacional, além das demais atividades da atividade”, afirmou.
O gestor ressaltou que a colaboração do IF para a formação de um “espírito de universidade”, que “permite sonhar com um mundo diferente”. “Quando pensamos na criação de um curso novo, sabemos que podemos contar com a Física, se o IF tiver ações dentro desse curso", exemplificou, citando a recente participação do instituto na criação da graduação em Engenharia de Materiais, da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da universidade.
O reitor também citou docentes do IF que estiveram à frente da instituição, como os ex-reitores Ricardo Bufaiçal (in memoriam), nos anos 1990, e Orlando Amaral, nos anos 2010. Eles serão homenageados com o título de professor emérito em cerimônia marcada para dezembro (saiba mais aqui). Além deles, Edward citou ainda professores Carlito Lariucci, que esteve à frente da Pró-Reitoria de Administração e Finanças nos anos 2010, e Jesiel Freitas Carvalho, atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação.
Marco para universidade
O professor Orlando Amaral, aliás, foi o precursor da Semana da Física, ao lado do docente Nelson Cardoso do Amaral, como frisou o pró-reitor Jesiel Freitas Carvalho. “A primeira Semana da Física foi, naquele momento, um ato pioneiro; inaugurou esse modelo dentro da universidade. É um marco a cada ano", enfatizou. Ele citou que o evento é um momento para o debate de temas atuais e clássicos e da Física e comemorou sua realização no atual contexto pandêmico e de turbulências político-institucionais que afetam o financiamento das pesquisas.
Egressa da Licenciatura em Matemática, cursada no antigo Instituto de Matemática e Física (IMF), a pró-reitora de Graduação, professora Jaqueline Civardi, recordou sua participação enquanto discente na Semana da Física. “Tive a oportunidade de discutir Física com personalidades e professores muito competentes desse instituto. À frente da pró-reitoria, tenho tido a oportunidade de, também, estar em contato com diferentes docentes e servidores do IF”, afirmou.
Ela citou o recente participação do diretor do IF, professor Lauro June Queiroz Maia na discussão do projeto pedagógico da graduação em Engenharia de Materiais, e com o vice-diretor do instituto, professor Ardiley Torres Avelar, nos debates sobre a retomada gradual e segura do ensino presencial. “Isso demonstra as preocupações e proposições do IF para políticas em termos de graduação”, sublinhou.
Sinergia institucional
O diretor do instituto, professor Lauro June Queiroz Maia, lembrou que a Semana da Física é um dos principais eventos da unidade acadêmica e traz uma programação diversa, que reflete os debates e as iniciativas do IF. Ele frisou que, pela primeira vez, a Semana da Física tem a participação formal de discentes e técnico-administrativos em sua organização. “Desejamos que isso continue e seja ampliado”, afirmou.
O gestor também prestou homenagem àqueles que morreram em decorrência da Covid-19, entre eles o técnico em Laboratório Adão Joaquim de Carvalho, que faleceu em agosto deste ano. Na sexta-feira (19/11), no encerramento da Semana da Física, ele e o professor José Nicodemos Teixeira Rabelo, serão homenageados. Ative o lembrete para acompanhar a programação aqui.
Lauro destacou o papel do Instituto de Física para a formação em alto nível de recursos humanos na graduação e na pós-graduação. “Isso é devido à sinergia entre seus docentes, técnicos e, sobretudo, seus discentes, que se mantém perseverantes e motivados em prol de um objetivo maior, em prol de um objetivo maior de desenvolver a educação superior pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada aliada as mais importantes pesquisas cientificas teóricas e aplicadas de fronteira”.
Evento em números
O coordenador-geral da Semana da Física, professor Vanuildo de Carvalho, destacou que a Semana da Física tem abrangência nacional. Nesta edição, são quase 700 inscritos de todas as regiões do Brasil. Ele informou ainda que 27 trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação foram selecionados para as apresentações orais, programadas para o último dia de evento (19/11), das 14h às 16 horas (ative o lembrete no canal do IF/UFG aqui e aqui). Ao todo, a Semana da Física conta com a participação de 15 palestrantes, destes, quatro estão vinculados a universidades do exterior. Para ver o currículo completo dos palestrantes, acesso o site da Semana da Física
O professor Vanuildo fez ainda um resgate histórico sobre o fenômeno da supercondutividade, descoberto pelo físico Heike Kamerlingh Onnes (1853 - 1926), em 1911. As investigações sobre o tema o levaram a ganhar o Prêmio Nobel de Física em 1913. "A supercondutividade ocorre quando a resistência de um material vai a zero devido a diminuição de um parâmetro, neste caso, a temperatura", afirmou, frisando que, embora tenha sido descoberto há mais um século, o fenômeno permanece rico.
Clique aqui e confira o vídeo completo da abertura da 38ª Semana da Física.
Programação
Após a cerimônia de abertura, ocorreu a primeira palestra do evento, com o tema Supercondutividade em metais, óxidos e outros materiais, ministrada pelo professor Renato Jardim, da Universidade de São Paulo (USP). Ainda no período da manhã, o professor Tomé Mauro Schmidt, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ministrou a primeira aula do minicurso Fases Topológicas em Materiais. Outros dois minicursos integram a programação: Escrita científica e An overview on 3D electron diffraction. As aulas estão distribuídas ao longo da manhã, da tarde e da noite, nos três dias de evento. Veja os dias e horários aqui.
Ao todo, nos três dias de evento, nove palestras estão programadas. Veja os temas que serão abordados e os horários aqui.
Ainda nesta quarta-feira (17/11), às 18 horas, ocorre a mesa-redonda Estudos Decoloniais e Relações Étnico-Raciais no Ensino de Física, com a participação da professora Adriana Bortoletto, do Departamento de Física de Química, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Ilha Solteira e Mônica Abrantes Galindo de Oliveira, da Unesp, Câmpus de São José do Rio Preto. A mediação é do professor aposentado Wagner Wilson Furtado, que atuava no IF/UFG.
Organização
A comissão organizadora da 38ª Semana da Física é comandada pelo professor Vanuildo de Carvalho, com a participação do professor Renato Borges Pontes e os discentes de graduação Aryadine Fernandes de Sousa e Fábio Vaz (Bacharelado em Física) e Jeferson Salvador (Física Médica), além do doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Fis) do IF/UFG, Wilmar de Paula Júnior, além da servidora técnica- administrativa Diene Batista, que atua como agente de comunicação do instituto.
Source: Comunicação IF/UFG
Categories: NOTÍCIA Semana da Física gestão