defesas tcc

Estudantes de Física apresentam trabalhos finais de cursos

Por Diene Batista. Em 29/10/21 10:55. Atualizada em 05/11/21 11:18.

Defesas do Bacharelado e da Licenciatura ocorrem on-line e são abertas ao público

Discentes do curso do Bacharelado e da Licenciatura em Física do IF/UFG cumprem ao longo do mês de novembro uma importante etapa em sua formação: a defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC). As apresentações são realizadas on-line, por causa da pandemia da Covid-19 e podem ser acompanhadas pelos interessados pelas plataformas Zoom e Google Meet. O acesso deve ser realizado, preferencialmente, pelo e-mail institucional.

Na próxima sexta-feira, 05 de novembro, o aluno Richard Costa Prado, do Bacharelado em Física, apresenta o trabalho Análise das propriedades espectroscópicas e estruturais dos polipetídeos ANR em água: um estudo teórico utilizando a metodologia sequencial Monte Carlo/Mecânica Quântica. Ele é orientado pelo professor Leonardo Bruno Assis Oliveira, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. Os professores Marcos Antônio de Castro e Wesley Bueno Cardoso, ambos do IF/UFG, integram a banca examinadora. A defesa ocorre às 10 horas na sala meet.google.com/est-okih-be.

Já no dia 09 de novembro, às 14 horas, o discente Allison Eduardo de Sousa Bonfim, também do Bacharelado em Física, defende a monografia The Unruh effect. Ele é orientado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) do IF/UFG, professor Lucas Chibebe Céleri. A banca examinadora é composta pelos professores Norton Gomes de Almeida, do IF/UFG, e Daniel Augusto Turolla Vanzella, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP). A defesa ocorre pelo Zoom, neste link (Meeting ID: 918 8956 2735 / Passcode: 958589)

No dia 11 de novembro ocorrem três bancas: duas do Bacharelado e uma da Licenciatura. Às 8 horas, o aluno Rodrigo Reckziegel Finkler, do Bacharelado, orientado pelo professor José Ricardo Sabino, apresenta o trabalho Caracterização Óptica de Esmeraldas Monocristalinas. Os professores Cássia Alessandra Marquezin e Pablo José Gonçalves, ambos do IF/UFG, completam a banca. A apresentação ocorre na sala meet.google.com/gic-mcrc-dop. Às 9 horas, o acadêmico Lucas Xavier Pittas, do Bacharelado, defende a monografia Introdução à eletrodinâmica quântica de circuitos. Ele é orientado pelo vice-diretor do IF, professor Ardiley Torres Avelar. Integram a banca examinadora os professores Norton Gomes de Almeida, do IF/UFG, e Udson Cabral Mendes, da CMC Microsystems, empresa sediada Kingston, no Canadá. A defesa será na sala: meet.google.com/rfg-rgtx-ouj.

Já às 14 horas, a aluna Rhanyelle Cunha Soares Reis apresenta a monografia A utilização de enigmas como atividades lúdicas no ensino de Física. Ela é orientada pelo professor Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, do Instituto de Química (IQ) da UFG. Integram a banca os professores Sergio Silva Filgueira, do Instituto Federal de Goiás (IFG), Giovanna Moreno Parizotto, da Secretaria de Estado de Educação (Seduce) de Goiás, e Wagner Wilson Furtado, do IF/UFG. A defesa ocorre na sala meet.google.com/dqk-cspv-wba.

Apresentações realizadas
No último dia 28 de outubro, o estudante Edson Rodrigues de Oliveira abriu a agenda de defesas do Bacharelado em Física, com a apresentação da monografaria Energia Livre de formação de defeitos no Grafeno. Ele foi orientado pelo coordenador da Licenciatura em Física, professor Renato Pessoa Vale. A banca examinadora contou ainda com os professores Wesley Bueno Cardoso, do IF/UFG, e Guilherme Colherinhas de Oliveira, do PPGF/IG e do Cepae da UFG.

Categorias: Bacharelado em Física tcc Monografias