Karinna Mendanha

Pesquisa de discente do IF é indicada a prêmio de iniciação à pesquisa

Por Diene Batista. Em 15/10/21 12:22. Atualizada em 19/10/21 14:48.

Outro trabalho, orientado pelo professor Pablo José Gonçalves, também disputa o Prêmio PIP

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Fotos: Acervo pessoal (edição do Conpeex realizada antes da pandemia do Coronavírus)

 

Com um trabalho que dá ênfase a simulações computacionais de nanomateriais, a egressa do curso de Física (Licenciatura) do IF/UFG Karinna Mendanha foi uma das indicadas ao prêmio do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) da universidade, na categoria Ciências Exatas e da Terra. A pesquisa foi orientada pelo professor Guilherme Colherinhas de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Fis) e do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). O anúncio dos melhores trabalhos ocorreu no encerramento do 18º Conpeex realizado no dia 8 de outubro.

Além de Karinna, a pesquisa Desenvolvimento de softwares para controle, automação e tratamento de dados da Dinâmica de Estados Excitados de moléculas orgânicas, orientada pelo professor Pablo José Gonçalves, do IF/UFG, também concorre ao Prêmio PIP na categoria Ciências Exatas e da Terra. O trabalho foi desenvolvido pelo estudante Eduardo Silvestre Pires Gonçalves, do curso de Engenharia da Computação.

Ao todo, 28 trabalhos com discentes e/ou orientadores vinculados ao Instituto de Física foram apresentados no Seminário PIP. Clicando aqui, é possível acompanhar as apresentações e ler os resumos e os pôsteres dos trabalhos.

A servidora técnico-administrativa do IF Tatiane Oliveira dos Santos participou da Comissão Organizadora do Seminário de Iniciação à Pesquisa do 18º Conpeex. Ela é responsável técnica pelo Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) da universidade. Já os professores Norton Gomes de Almeida e Sebastião Mendanha atuaram como avaliadores dos trabalhos. 

Durante a cerimônia, realizada on-line, a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Rejane Ribeiro-Rotta, explicou que os indicados irão receber um certificado. Já a entrega da premiação deve ocorrer durante sessão especial do Conselho Universitário (Consuni), em data a ser divulgada.

O Prêmio PIP contempla oito categorias e abrange 50 trabalhos: Ciências Exatas e da Terra (4); Agrárias (9); Biológicas (7); da Saúde (11); Humanas (5); Sociais Aplicadas (3); Engenharias (5) e Linguística, Letras e Artes (6). Confira aqui a relação de trabalhos e a íntegra do evento que anunciou os indicados ao Prêmio PIP.

“A ciência é meu lugar”

Hoje mestranda do PPG-Fis da UFG, Karinna conta que a iniciação tecnológica (IT) foi realizada durante seu último ano de graduação, entre agosto de 2020 e 2021, já durante da pandemia do Coronavírus. O contexto de distanciamento social trouxe novos desafios. “É um trabalho teórico, mas teve impacto. Meus encontros com o orientador tiveram que ser virtuais”, recorda.

Há três anos na área de pesquisa, ela participou de projetos de iniciação científica entre 2018 e 2020 e de tecnológica entre 2020 e 2021. Karinna explica que a experiência foi fundamental para sua entrada na pós-graduação. No mestrado, a jovem dá continuidade às pesquisas iniciadas na graduação. “Ver o meu trabalho reconhecido é incrível, principalmente por ser também o meu projeto de mestrado. É uma sensação de estar no caminho certo, de que a ciência é meu lugar”, frisa ela, que segue sendo orientada pelo professor Guilherme Colherinhas.

O docente enfatiza a importância de agências de fomento, como Capes, CNPq e Fapeg para o andamento das pesquisas. “O envolvimento do estudante de graduação em programas de iniciação científica e tecnológica é importante para o seu desenvolvimento acadêmico e, também, do grupo de pesquisa em que está vinculado. É um ganho coletivo! Estamos muito contentes com a indicação do trabalho no conjunto dos melhores desenvolvidos na UFG”, frisa.

A apresentação dos trabalho no 18º Conpeex também foi on-line e pode ser acompanhada aqui. Já aqui é possível acessar o resumo do trabalho e aqui o pôster.

Interdisciplinaridade

O professor Pablo José Gonçalves, que tem um dos seus orientandos, aluno de Engenharia da Computação, entre os indicados ao prêmio, considera que o Programa de Iniciação à Pesquisa traz “a oportunidade para alunos de outras áreas aplicarem seus conhecimentos e aptidões para resolver problemas práticos de um laboratório de pesquisa básica”, pondera, destacando que “o aprendizado poderá ser muito valioso na formação acadêmica e futura atuação profissional.

Para saber mais sobre a pesquisa orientada pelo docente do IF/UFG, acesse aqui o resumo, aqui o pôster e aqui apresentação no 18º Conpeex.

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Prêmio PIP Iniciação Científica Iniciação Tecnológica pesquisa