ENPEC

Docente é convidado para o maior evento de pesquisa em ensino de ciências da América Latina

Por Douglas Arrais. Em 13/10/21 16:34. Atualizada em 14/10/21 16:28.

Em mesa redonda, professor Luiz Gonzaga Roversi Genovese destacou a interação entre universidade-escola

O professor Luiz Gonzaga Roversi Genovese, do IF/UFG, participou no último dia 29 de setembro de mesa redonda do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), considerado o mais importante evento da área na América Latina. Ele debateu o tema A interação universidade-escola na minha de frente das novas propostas curriculares, ao lado das pesquisadoras Adriana Mohr, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Sandra Escovedo Selles, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação ficou a cargo de Nília Oliveira Santos Lacerda, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 27 de setembro a 1º de outubro, o evento teve formato on-line, por causa da pandemia do Coronavírus. O tema central desta edição foi A centralidade da pesquisa em educação em ciências em tempos de movimentos de não ciência: interação, comunicação e legitimação.

Universidade-escola
Em sua fala, o docente destacou a construção teórico-metodológico do Grande Grupo de Pesquisa (GGP), com ênfase ao conceito de Formação Integrada Inicial e Continuada Quadripolar. Ele também chamou a atenção para o trabalho cooperativo desenvolvido em conjunto com entidades estudantes, além de iniciativas acadêmicas e de divulgação científica.

Entre elas, o Diretório Acadêmico Nikola Tesla (DANTE) e o Clube de Astronomia Cecilia Payne; além do LudEnsina; do Pátio da Ciência; do Clube do Livro; da atlética Hamiltoniana e da Gheeck Jr, empresa júnior do IF/UFG.
Genovese também refletiu sobre os Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) que são criados em instituições de ensino básico de Goiás e do Tocantins e como seus agentes convertem as demandas das Novas Propostas Curriculares.

Entre as unidades citadas estão, em Goiânia, o Colégio da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim, localizado na Vila Itatiaia, próximo ao Câmpus Samambaia da UFG; o Colégio Estadual Colemar Natal e Silva, no Setor Aeroporto; o Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart, no Jardim Guanabara II; o Colégio Estadual João Barbosa Reis, do Setor Madre Germana, em Aparecida de Goiânia; e o Colégio Ary Ribeiro Valadão Filho, da Vila Finsocial, na capital, e o Centro de Ensino Ary Ribeiro Valadão Filho, em Gurupi, no Tocantins.

A mesa redonda pode ser acessada por meio do canal do Grande Grupo de Pesquisa (GGP) no YouTube clicando aqui ou no canal da ABRAPEC, aqui.

Fonte: Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações do professor Luiz Gonzaga e da ABRAPEC

Categorias: Notícias Noticias Ensino de Ciência Docentes divulgação científica