gustavo - consuni 2020

Sessão Especial Consuni: Discente recebe prêmio por iniciação científica

Por Diene Batista. Em 05/10/21 13:53. Atualizada em 06/10/21 09:14.

Gustavo Galvão, da Engenharia Física, ganhou o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra

Texto: Diene Batista, agente de comunicação do IF/UFG

Foto: Acervo Pessoal

Com o trabalho de iniciação científica (IC) Síntese e caracterização estrutural do óxido metal de transição La1.5Sr.0.5(Co0.5Fe0.5)Mn06, o aluno do curso de Engenharia Física, do Instituto de Física (IF) da UFG, Gustavo Lourenço da Silva Galvão, recebeu o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica Tecnológica e em Inovação. Ele foi o primeiro colocado na categoria Ciências Exatas e da Terra. A premiação ocorreu no último dia 30 de setembro, em sessão especial do Conselho Universitário (Consuni), que entregou cerificados e premiações de reconhecimentos referentes ao ano de 2020. O professor Leandro Bufaiçal, do IF/UFG, orientou a pesquisa.

A cerimônia foi realizada de maneira híbrida, no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia, com presença de homenageados no local e também com participações remotas, por videochamada. A transmissão do evento foi realizada pelo Canal UFG Oficial, no YouTube. Assista aqui. No ano passado, a premiação não ocorreu por causa da pandemia do Coronavírus. Veja a cobertura da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG clicando aqui e as fotos aqui

Aluno do 9º período do curso, Gustavo avalia a iniciação científica como uma experiência ímpar na vida e na carreira profissional. “Serviu como uma porta de entrada para o verdadeiro mundo da ciência e a tão enigmática fronteira do conhecimento.”, explica.

Os principais objetivos do trabalho eram a fabricação e investigação das propriedades físicas de um material inédito que apresentasse o chamado efeito exchange bias espontâneo. O fenômeno, recentemente descoberto, é de interesse acadêmico e tecnológico devido às suas possíveis aplicações na spintrônica.

O orientador do trabalho, o professor Leandro Bufaiçal destaca o bom desempenho do discente durante a iniciação científica.“Desde o início dos trabalhos o estudante mostrou grande entusiasmo em aprender os fundamentos teóricos necessários para o entendimento do sistema, e também grande desenvoltura nas atividades desenvolvidas em laboratório”, recorda.

Desdobramentos
O êxito na primeira iniciação científica estimulou Gustavo a seguir pesquisando. Agora, ele se dedica ao projeto Investigação das propriedades eletrônicas e magnéticas do óxido de metais de transição La1.5Sr0.5Co(Mn0.5Fe0.5)O6.

Os trabalhos resultaram no paper Griffiths phase and spontaneous exchange bias in La1.5Sr0.5CoMn0.5Fe0.5O6, publicado no Journal of Physics: Condensed Matter e disponível aqui, além da dissertação do hoje doutorando do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Fis), do IF/UFG, Arthur Garcia Silva, defendida em março deste ano, que pode ser conferida aqui.

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Notícias Noticias Prêmio Consuni 2020 pesquisa Iniciação Científica