SIGAA - Aproveitamento

Estudantes podem solicitar aproveitamento de NL pelo SIGAA

Por Diene Batista. Em 27/08/21 16:38. Atualizada em 27/08/21 17:03.

Novidade beneficia ainda alunos que querem a dispensa de disciplinas cursadas em vínculo anterior com a UFG

Alunos dos cursos de graduação da UFG agora podem solicitar aproveitamento de disciplinas de Núcleo Livre (NL) para componentes curriculares do Núcleo Comum (NC) ou Núcleo Específico (NE) por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

A novidade foi apresentada pela Diretoria de Gestão Técnica (DGT) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em treinamentos realizados neste mês junto a servidores docentes e técnico-administrativos da instituição. A funcionalidade é resultado de uma customização do sistema. 

Para solicitar à coordenação de curso a análise das disciplinas, basta logar no SIGAA e seguir o caminho: Ensino -> Aproveitamento de disciplinas -> Solicitar Aproveitamento. Veja o tutorial completo clicando aqui.

O aproveitamento de NL como NC ou NE é previsto no Artigo 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da universidade (Resolução Cepec 1557R). A normativa informa que o aproveitamento pode ser realizado mediante a equivalência de conteúdos programáticos e caso a carga horária seja igual ou superior ao componente curricular a ser aproveitado. Outros critérios, como o cumprimento de requisitos e a manutenção do vínculo com a UFG no semestre em que o NL foi cursado, também precisam ser respeitados.

A funcionalidade recém-implantada também servirá para o discente que esteve vinculado a outro curso de graduação da UFG e deseja solicitar aproveitamento desta matrícula anterior. 

Peticionamento eletrônico

Já alunos que querem solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou em vínculos de sistemas anteriores a 2014/2 - ano/semestre letivo de implantação do SIGAA -

devem realizar o peticionamento eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Veja aqui como peticionar e confira o fluxo do processo aqui.

Fonte: Comunicação - IF/UFG, com informações da DGT/Prograd