Licenciatura em Física

Por José Ricardo Em 23/12/11 00:01 Atualizada em 16/10/23 11:11

Descrição do Curso

O Curso de Licenciatura em Física oferecido pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federa de Goiás (UFG) deverá formar profissionais qualificados para atuar como físico-educador com criatividade, competência e qualidade, com vistas às necessidades sociais vigentes, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, socioeconômico e político do País, via produção e disseminação do conhecimento. Além desses aspectos, deverá, também, contemplar a satisfação de demanda de docentes no mercado de trabalho. Convém destacar aqui a escassez desse profissional: um em cada dez professores que lecionam a disciplina de Física na Educação Básica tem formação específica, oque reflete a situação drástica pela qual passa o ensino dessa disciplina, por um lado, e, por outro, traz grandes oportunidades de emprego imediato após a formação.

Outra característica distintiva do Curso de Licenciatura em Física da UFG é sua oferta em dois períodos: integral e noturno, com duração de oito semestres para o integral e nove semestres para o noturno, nos quais estão distribuídas as disciplinas de conhecimento específico (Física I, II, III e IV; Química; Cálculo I, II e III; Geometria Analítica; Laboratório de Física I, II, III, IV e V; Mecânica Clássica; Eletromagnetismo; Relatividade; e Nuclear), de integração (Prática de Ensino; Didática; Evolução da Física; e Estágio Supervisionado I, II, III e IV) e de educação (Psicologia da Educação; Estrutura e Funcionamento do Ensino; e Educação Brasileira).

Durante a realização do curso, o graduando, nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, desenvolverá atividades de ensino em escolas, visando à vivência da relação entre teoria e prática no seu futuro ambiente de trabalho, com o devido acompanhamento por parte do professor supervisor de estágio (da escola) e o professor orientador (do IF).

O perfil do licenciado em Física idealizado transcende ao do perfil tradicionalmente atribuído ao professor de Física, associado ao Ensino Médio formal, sendo dele também esperada a atuação em outros âmbitos educacionais e o desenvolvimento de pesquisas associadas ao dia a dia de seu trabalho profissional. Este físico dedicar-se-á prioritariamente ao ensino e à disseminação do saber científico em diferentes contextos educacionais. Ao tradicional papel de professor do ensino escolar formal, agregam-se aqui novas formas de educação científica, envolvendo produção de material didático (vídeos, softwares, kits experimentais, textos, etc.) e diversificados meios de comunicação (TV, rádio, Internet, etc.).

IF - Conhecendo o curso de Física

Estude na UFG - Física - Licenciatura

Documentos e outras informações importantes

Coordenação de Curso