IF-UFG
UFG

Licenciatura

Por José Ricardo Atualizado em 19/11/14 09:34.

Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Física oferecido pelo Instituto de Física (IF), da Universidade Federa de Goiás (UFG), tem como meta formar profissionais, reflexivos críticos e responsáveis por seu aperfeiçoamento contínuo, para um ensino de Física de qualidade na Educação Básica e/ou Superior e, assim contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás e, portanto, do Brasil. Haja vista, a escassez desse profissional, 1 (um) em cada 10 (dez) professores que lecionam a disciplina de Física na Educação Básica tem formação específica, que reflete a situação drástica pela qual passa o ensino dessa disciplina, por um lado e, por outro, traz grandes oportunidades de Emprego Imediato, após a formação.

Outra característica distintiva do Curso de Licenciatura em Física é sua oferta em dois períodos: vespertino e noturno,  com duração de 8 semestres, nos quais estão distribuídas as disciplinas de conhecimento específico (Física I, II, III e IV, Química, Cálculo I, II e III, Geometria Analítica, Laboratório de Física I, II, III e Moderna, Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Física Atômica e Nuclear), Integradoras (Prática de Ensino, Didática, Evolução da Física e Estágio Supervisionado I, II, III e IV) e Educacionais (Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino e Educação Brasileira).

Durante a realização do Curso de Licenciatura em Física na UFG, o Graduando, na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, desenvolverá atividades de ensino em Escolas, visando à vivência da relação entre a teoria e a prática no seu futuro ambiente de trabalho, com o devido acompanhamento por parte do Professor Supervisor de Estágio (Professor da Escola) e o Professor Orientador (Professor do IF).

Há ainda a possibilidade do Graduando contar com diferentes Auxílios Financeiros ou não (Alimentação, Permanência, Creche, Moradia Estudantil, Serviço Odontológico, Restaurante Universitário...) e Bolsas de Estudo (Bolsa de Monitoria, Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa de Licenciatura, Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID–, Bolsa de Extensão e Cultura e Bolsa de Estágio) para a realização dessas e outras atividades do Curso de Licenciatura em Física.

Por fim, o Graduado do Curso de Licenciatura em Física da UFG, se desejar, pode dar continuidade nos estudos em cursos de Pós-Graduaçao em Ensino de Física ou em Ensino de Ciências e vislumbrar a sua inserção no mundo acadêmico e da produção científica na área.

[Sugestão de Fluxo Curricular para o Curso de Física Licenciatura ]