Semana da Física

Por José Ricardo Em 23/12/11 00:01 Atualizada em 28/07/21 14:36

Origem | Semanas

Origem:

No segundo semestre de 1984, por sugestão dos professores Orlando Afonso Valle do Amaral e Nelson Cardoso Amaral, reuniram-se os professores e os alunos do curso de Física durante três dias, para analisar os vários problemas do curso, motivados principalmente pela implantação do regime seriado-anual. Ao final da reunião, foi aprovada a proposta de se realizar anualmente um evento científico que seria chamado "Semana da Física". Em 1985, foi então realizada a "II Semana da Física" com apresentação de palestras sobre temas atuais da Física. No ano seguinte, o prof. Nelson Cardoso Amaral assumiu a direção do Instituto de Matemática e Física (IMF), e a "Semana da Física", com a participação dos outros departamentos do instituto, transformou-se na "Semana do IMF", que foi realizada anualmente, até 1996. Durante esse período, várias outras unidades da UFG seguiram o exemplo do IMF, e hoje praticamente todas as unidades acadêmicas da UFG realizam a "semana do curso". Em 1997, houve o desmembramento do IMF em três institutos independentes, então o Instituto de Física retornou à designação do evento como "Semana da Física", e realizou-se naquele ano, na nova contagem, a "I Semana da Física". Mantida a contagem, a partir dessa data, teríamos, no ano de 2002, a realização da "VI Semana da Física". O Conselho Diretor e a Comissão Organizadora consideraram, entretanto, a tradição criada pela "Semana da Física" de 1984 e a sua importância para o Instituto de Física, e, julgando muito oportuno resgatar seu papel histórico, enumerando-a a partir de 1984, ou seja, "XIX Semana da Física".

Semanas: