cnanomed

I CNanoMed: primeiro simpósio ocorre dia 26 de janeiro

Por Juan Fabio S. Martins. Em 15/01/24 08:44. Atualizada em 17/01/24 19:29.

Pesquisadores se reúnem no Auditório do Edifício LIFE da UFG, a partir das 13h30

O primeiro encontro do Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina da UFG (CNanoMed) será realizado no dia 26 de janeiro, sexta-feira, no auditório do Edifício LIFE, localizado no Parque Tecnológico da UFG, a partir das 13h30. O evento reúne pesquisadores e palestrantes convidados, que apresentarão tutoriais sobre as técnicas do Centro, detalhes de suas pesquisas utilizando o tomógrafo de fluorescência molecular (FMT) e aparelho de imagem por ressonância magnética (MRI), além de discussões acerca do potencial das técnicas de imagem em suas linhas de pesquisa.

O simpósio é aberto a pesquisadores, docentes e discentes, e também a empresários que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre Nanotecnologia aplicada à Saúde, e ainda empresas que tenham intenção de utilizar as avançadas técnicas de imagem.

Pesquisadores de quatro institutos da UFG, o Instituto de Física (IF/UFG), Faculdade de Farmácia (FF/UFG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e representante da empresa goiana GONexter, irão apresentar resultados obtidos usando a infraestrutura do CNanoMed.

Ao final do evento haverá uma visita às instalações do CNanoMed.

CNanoMed

CNanoMed é o Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina da UFG. O laboratório multiusuário fica localizado no Parque Tecnológico da UFG, no edifício Life. O Centro, coordenado pelo docente do Instituto de Física da UFG (IF/UFG) Andris Figueiroa Bakuzis, visa apoiar pesquisas pré-clínicas da UFG, outras universidades, e empresas do estado e do Brasil, com interesse na aplicação da Nanotecnologia à Saúde.

O CNanoMed já possui instalados três equipamentos: o aparelho de imagem por ressonância magnética de 1T (MRI), tomógrafo de fluorescência molecular (FMT) e equipamento de ressonância de superfície plasmônica (SPR).

Cronograma

13h30 às 14h00 - Professor Andris Bakuzis, Instituto de Física da UFG (IF/UFG) – CNanoMed e os princípios básicos do MRI e FMT

14h00 às 14h20 - Professora Eliana Lima, Faculdade de Farmácia da UFG (FF/UFG) - Nanopartículas alvo dirigidas como estratégia para otimizar a biodisponibilidade de fármacos

14h20 às 14h40 - Professor Carlos Castro, Instituto de Ciências Biológicas da UFG (ICB/UFG) - Aplicabilidade da ressonância magnética na avaliação da morfologia e função cardíaca.

14h40 às 15h00 - Dr. Antônio Pereira (GONexter) - Avaliação das margens cirúrgicas do câncer de mama, no transoperatório, por tomografia molecular de fluorescência.

15h00 às 15h20 - Professor Mauro Xavier (ICB) - Análise Neuroanatômica: Desvendando o Cérebro com Imagem de Ressonância Magnética

15h20 às 15h35 - Professora Ana Paula Junqueira Kipnis, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) – Exames de imagem poderiam acelerar o desenvolvimento de vacinas ou fármacos contra tuberculose em ensaios pré-clínicos?

15h35 às 15h50 - Coffee Break

15h50 às 16h10 - Professor Sebastião Mendanha (IF) – Princípios básicos do SPR: Aplicações a sistemas biológicos

16h10 às 16h25 - Professora Renata Mazaro (ICB) – Toxicologia reprodutiva: possíveis cenários em pesquisa

16h25 às 16h40 - Professora Marina P. Miguel (IPTSP) - Terapias inovadoras e técnicas de imagem com possíveis aplicações em medicina veterinária