Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
  • Matrículas Pós-Graduação

    PERÍODO DE MATRÍCULAS: 31/07/2017 a 11/08/2017.

    INÍCIO PREVISTO DAS AULAS: Consultar os professores das disciplinas.

    HORÁRIOS DAS DISCIPLINAS: CLIQUE AQUI

    ATENÇÃO: Os estudantes de mestrado cujas defesas ocorrerão após as matrículas devem matricular-se no mestrado normalmente. Após a defesa do mestrado, em caso de ingresso no doutorado, será necessária nova matrícula no doutorado.

     

    DOCUMENTAÇÕES:

     

    1) FORMULÁRIO DE MATRÍCULA (clique aqui) preenchido e assinado pelo orientador e pelo estudante. No ato da matrícula, novos estudantes deverão ter seus orientadores definidos (salvo exceções expressamente permitidas pela Coordenação).

    2) APENAS PARA VETERANOS: A MATRÍCULA DE VETERANOS NÃO SERÁ ACEITA SEM O RELATÓRIO SEMESTRAL, assinado pelo orientador e pelo estudante, sobre todas as atividades desenvolvidas até o presente momento, contendo: estágio do trabalho; principais resultados, e; perspectivas para continuação e conclusão. Informamos que não há um modelo para o relatório.

    3) REQUERIMENTO DE DEFINIÇÃO DE ORIENTADOR (clique aqui), para estudantes que ainda não tenham entregue o requerimento ao longo do curso.

    4) RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (clique aqui), apenas para estudantes que fizeram estágio de docência no 1º semestre de 2017.

     

    IMPORTANTE: Ao ingressar no doutorado, o aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado do PPGFIS/UFG será automático, desde que com conceitos A ou B e cursadas há menos de 60 meses. Para disciplinas cursadas como aluno especial ou em outros Programas, consulte no ato da matrícula como solicitar o aproveitamento.

    ____________________________________________________________________________________

    INFORMAÇÕES ÚTEIS:

    01) Os prazos de qualificação e defesa encontram-se no site posgraduacao.if.ufg.br, no menu "Estudantes - Prazos de Qualificação e Defesa". ATENÇÃO: de acordo com a norma interna do Programa, a não solicitação da prorrogação do prazo de defesa, quando pertinente, acarretará na inclusão do DESLIGAMENTO DO ESTUDANTE como ponto de pauta da reunião da Coordenadoria subsequente;

    02) Declarações de matrícula e outras podem ser solicitadas pessoalmente ou pelo site posgraduacao.if.ufg.br, no menu "Serviços";

    03) Auxílios para participações em eventos e trabalhos de campo devem ser solicitados pelo site posgraduacao.if.ufg.br, no menu "Serviços";

    04) Recomendamos fortemente a leitura atenta do "Regulamento" e da "Norma Interna" do PPG-FIS, disponíveis no site posgraduacao.if.ufg.br, no menu "Documentos".

    ____________________________________________________________________________________

    - MATRÍCULAS DE ALUNOS ESPECIAIS: A matrícula como aluno especial dependerá de aprovação da Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente. Para solicitar, preencher o respectivo FORMULÁRIO (clique aqui) e entregar com a documentação pedida no mesmo, durante o período de matrículas.

  • Banner Colóquio Científico Estudantil

    Química Computacional em Supercomputadores: uma experiência de doutorado no exterior.

    Química Computacional em Supercomputadores:

    uma experiência de doutorado no exterior

    Vinícius Wilian D. Cruzeiro

    University of Florida

     

    Como é a experiencia de se fazer doutorado no exterior e como funciona o processo de admissão? Conheça isso e veja como Química Computacional pode ser utilizada para melhorar a experiência de aprendizagem em sala de aula com plataformas interativas, na interpretação de espectros experimentais (de massa e de mobilidade iônica), ou até mesmo para se fazer dinâmicas moleculares de alta performance em pH e potencial eletroquímico constantes (utilizando AMBER) com uso de linguagem de programação.

     

    Horário: 13h

    Data: 11 de julho de 2017

    Local: Anfiteatro 2 do

    Instituto de Física (prédio antigo)

  • 15 em 15

    A importância do Físico Médico e os avanços tecnológicos da Radioterapia

    A importância do Físico Médico e os avanços tecnológicos da Radioterapia

    Prof. Dr. Luciana C. Matsushima - IF-UFG

    05/07/2017 – Quarta-feira, às 12:45 horas

    Anfiteatro II (prédio antigo) - IF

     

    A Física Médica é uma área que abrange principalmente três vertentes principais: Radioterapia, Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear. A Radioterapia é uma modalidade de tratamento utilizada na cura de doenças malignas como o câncer ou aumento da sobrevida do paciente. Em contraste com outras especialidades médicas que necessitam principalmente do conhecimento clínico e da experiência de especialistas, a radioterapia, com a utilização da radiação ionizante no tratamento do câncer, depende do investimento pesado em tecnologias modernas e dos esforços colaborativos de diversos profissionais, dentre eles o FÍSICO MÉDICO. Esse profissional desempenha um papel importantíssimo e cada vez mais requisitado nos grandes centros e hospitais que possuem Setores de Radioterapia: ele é o responsável pelo planejamento do tratamento, controle de qualidade, dosimetria clínica e proteção radiológica, desse modo, o seu trabalho impacta diretamente na qualidade de vida de milhões de pessoas.

  • Banner Colóquio Científico Estudantil

    Como aplicar para o Ph.D. em física nos Estados Unidos - Colóquio Científico Estudantil

    Como aplicar para o Ph.D. em física nos Estados Unidos

    Ohana B. Rodrigues


    Aplicar para o programa de Ph.D. nos Estados Unidos é, em muitas formas, diferente de aplicar para o mestrado/doutorado no Brasil. Nesse colóquio será explicado o processo, assim como os seus pontos-chaves e custos.


    Horário: 14h

    Data: 04 de julho de 2017

    Local: Anfiteatro 2 do Instituto de Física (prédio antigo)

  • Banner prêmio Capes tese 2017

    O ex-discente do PPG-FIS Dr. Vanuildo Silva de Carvalho foi indicado para o Prêmio Capes de Tese de 2017 pela Comissão de Avaliação do IF-UFG

    O ex-discente do PPG-FIS Dr. Vanuildo Silva de Carvalho (Lattes)  foi indicado para o Prêmio Capes de Tese de 2017 pela Comissão de Avaliação do IF-UFG, formada pelos docentes Prof. Dr. Ardiley Torres Avelar, Prof. Dr. Tertius Lima da Fonseca e Prof. Dr. Ricardo Costa de Santana. A Tese, intitulada “Aspectos de modelos eletrônicos bidimensionais fortemente correlacionados: aplicações em cupratos supercondutores”, foi defendida em 2016, e contou com a orientação do Prof. Dr. Hermann Freire Lima e Silva (Lattes). A Tese resultou na publicação de 07 artigos em revistas indexadas, sendo 04 artigos na Physical Review B e 01 artigo de revisão no Reports on Progress in Physics.

  • Banner Colóquio Científico Estudantil

    Como funcionam grandes colaborações em Física de Altas Energias - Colóquio Científico Estudantil

    Como funcionam grandes colaborações em Física de Altas Energias

    Stefano C. Tognini - Instituto de Física da UFG

    Horário: 13h

    Data: 29 de junho de 2017

    Local: Anfiteatro 2 do Instituto de Física (prédio antigo)

    Resumo: A sofisticação e escala dos experimentos realizados em Física de Altas Energias requer um grande número de colaboradores, podendo envolver milhares de cientistas. Será apresentado o modus operandi de colaborações desse porte: como os experimentos são construídos e operados, como regras internas são decididas e como análises de dados são conduzidas e publicadas.

  • Ver todas
    Ver todos